Escalando Montanha
- Antônio Valdevino
- 18 de fev. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 9 de mar. de 2024
Às vezes, tudo que é necessário para criar uma ilusão tridimensional são margens compostas por altas luzes e sombras que realçam as formas. Uma abordagem interativa para essa ilusão envolve o uso dos efeitos de estilos de camadas, incluindo: Bevel and Emboss (Chanfro e Entalhe) para criar aberturas, Inner Shadow (Sombra Interna) para adicionar profundidade aos entalhes, e o estilo Color Overlay (Sopreposição de Cor), para controlar a sombra das áreas de profundidade. No entanto, para uma superfície mais rochosa, é fundamental aplicar o filtro Displacement Map (Mapa de deslocamento), que pode fazer uma diferença significativa na ilusão. Com o mapa de deslocamento derivado da própria imagem, o filtro Displace (Deslocar) pode distorcer ou curvar as margens da superfície esculpida de acordo com sua textura, proporcionando uma ilusão convincente.

A ideia inicial é aplicar uma forma no formato de uma montanha, utilizando para isso a imagem de um alpinista.
Passo 1: SEPARANDO O ALPINISTA DA MONTANHA
Primeiramente temos que separá-lo da Background/Plano de Fundo, use o método que lhe parecer mais adequado para a seleção da imagem (em nosso curso ADOBE PHOTOSHOP - Edição de Imagem PRO, ensinamos detalhadamente como fazer um recorte preciso utilizando IA). Esse recorte não precisa ser perfeito, uma vez que a imagem original ainda está embaixo e irá combinar com o relevo aplicado.
Após fazer a seleção, ative o menu Layer/Camada > New/Novo > Layer Via Copy/Camada Via Copy, para gerar uma cópia da seleção para uma nova camada.
Observação: no arquivo que disponibilizamos, tem um demarcador do alpinista, basta pressionar a tecla CTRL e clicar nobre o demarcador (o mesmo encontra-se no painel demarcador).

Passo 2: ESCOLHENDO DEMARCADOR PARA ESCULTURA
Vamos precisar da forma que servirá de base para a escultura, geralmente um caminho personalizado. Ative a ferramenta Custom Shape/Forma Personalizada e carregue a "forma" do símbolo da Valdevino Cursos.
Lembrete: baixar os arquivos da atividades na seção "Materiais".


Passo 3: Definindo e posicionando o Shape
Trace a "forma" do símbolo Valdevino de modo que os pés fiquem sobre os círculos do símbolo. Lembrando que a camada do alpinista deve ficar na frente da camada da forma.


Passo 4: CRIANDO RELEVO COM OS ESTILOS DE CAMADAS

Para entalhar o gráfico, será preciso gerar os efeitos de camadas Bevel and Emboss/Chanfro & Entalhe, Inner Shadow/Sombra Interna e Color Overlay/Sobreposição de Cor. Para aplicá-los, podemos acessar a janela dos estilos de camadas, dando um clique-duplo na camada ou acessando pelo botão "Add Style Layer/Adicionar Estilo de Camada", localizado na parte inferior do painel Layers/Camadas.
Color Overlay: Após acessar a janela do estilo, precisamos definir uma sobreposição de cor da área de sombra no relevo da imagem. Siga configuração a seguir:

Mesclar dados com os Blends

Na mesma janela dos estilos de camadas, ative a categoria Blending Options/Opções de Mesclagem e ative a função Blend Interior Effects As Group/ Mesclar Efeitos Internos como Grupo.
O Photoshop irá tratar a sobrepo-sição de cor (color overlay) e o preenchimento da camada como se fossem um único elemento, de forma que você possa modificar a opacidade. Neste caso coloquemos 25%.
Bevel and Emboss/Chanfro & Entalhe: Determine em Style/Estilo a opção Outer Bevel/Chanfro Externo, em Technique/Técnica a opção Chisel Hard/Cinzel Sólido, 100% na opção Depth/Profundidade e 6px na opção Size/Tamanho para obter uma margem mais grossa e firme. Para o relevo, vamos configurar as opções de Shading/Sombreamento:
No modo de realce (Highlight Mode), clique na cor e escolha uma área de luz (área clara) no relevo da montanha (utilizando o mesmo princípio do color overlay) e escolha o modo de mesclagem Overlay/Sobrepor com opaciade de 75%.
No modo de sombra (Shadow Mode), faça o mesmo procedimento, sendo que escolhendo agora uma cor de sombra (mais escura). No modo de mesclagem coloque Multiply/Multiplicação e opacidade100%.

Inner Shadow: Determine o Blend Mode/Modo de Mesclagem para o Multiply/Multiplicação, faça a amostra de cor a partir da imagem e ajuste a opacidade até que obtenha graus de sombra satisfatórios. Tente ajustar a largura da sombra alterando o tamanho.

Passo 5: MAPEANDO A "TOPOGRAFIA" DA IMAGEM
A seguir, façamos um mapa de descolamento a partir de uma imagem tons de cinza, que será usada no 6º passo para distorcer o gráfico de maneira que ele pareça ter sido afetado pela topografia.
No painel Layers/Camadas oculte o Shape Valdevino e a o Alpinista;
No painel Channels/Canais (esse painel tradicionalmente fica ao lado do painel Layer/Camada), clique botão Load chanel select/Carregar canal como seleção para carregar a seleção da luminosidade da imagem e depois no botão Salve channel select/
Precisamos salvar a seleção, transformando-a em um canal alpha, siga os passos do vídeo:
Ao gerar o canal alpha, é preciso aplicar o filtro de desfoque (Filter/Blur/Gausian Blur) para que a imagem grayscale trabalhe melhor com displacement map, aumente o raio na caixa de diálogo Gaussian Blur e menor será a nítidez das margens esculpidas, utilizamos 2px.
Para termos esse canal em um novo arquivo grayscale, escolha Duplicate Channel no menu da paleta Channels; na caixa de diálogo, escolha New para o documento de destino e clique OK. Feche o novo documento, clicando na caixa Caution, nomeie o arquivo e salve-o no formato Photoshop.
Passo 6: APLICANDO MAPEAMENTO

Visualize todas as camadas novamente. Com a camada da marca selecionado, escolha Filter/Filtro, Distort/Distorção, Displace/Deslocar. Aparecerá um aviso sobre a rasterização da camada do Shape/Forma, clique OK para prosseguir. Na caixa de diálogo Displace/Deslocar, marque a escala Horizontal e Vertical, com -10 e 10,
respectivamente.
Observação: A configuração da seção Displacement Map/Mapa de Mesclagem serão irrelevantes se for exatamente do mesmo tamanho da imagem, não importando o tipo de ajuste escolhido. Clique OK. Após este procedimento, selecione o arquivo grayscale que você gerou no passo anterior. Agora sim. Analize o resultado com o zoom a 100%.
Kommentare